18 janeiro 2013

1

Os quatro degraus do relacionamento




A maioria dos relacionamentos segue um roteiro, assim como um filme, tem início, meio e fim. Mas, calma! O fim de que estou falando (ou escrevendo, rs) não é a separação, mas, sim, o mais alto degrau na escada dos relacionamentos. Isso mesmo, os relacionamentos funcionam como uma escadinha e cada etapa passada é um degrau a mais que foi subido. 


Antigamente existia um roteiro bem rígido a ser seguido. Os pais escolhiam o pretendente da menina. Este tinha que cortejá-la, sempre na frente da família e/ou amigos da moça, pagar o dote e só então ocorreria o casamento, que permaneceria indissolúvel até o fim da vida de um ou de ambos. Depois de um tempo já não eram mais os pais quem escolhiam os pretendentes (casamentos arranjados), mas vinha deles a permissão (ou não) para o casamento.   


Hoje em dia muita coisa mudou.  Hoje, os pais não decidem praticamente nada, a escolha é total e absoluta dos maiores interessados. Isso por um lado é bom... Nada de compromissos arranjados! Mas por outro, têm pessoas querendo ser tão autossuficientes nas suas escolhas que não dão ouvidos a opinião de quem tem mais experiência e aí, no futuro, encaram um monte de desilusões e sofrimentos. 

Para vocês, pessoas “eu é que sei o que eu faço da minha vida”, deixo o seguinte texto: "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.” (Êxodo 20.12 – Bibliaon)

Prosseguindo...

Mesmo com tantas mudanças ao longo das décadas ainda existe certa sequência, ou digamos progressão de seriedade, nos relacionamentos que ainda acontece e é muito importante que cada etapa seja vivida e aproveitada. Afinal de contas, a vida não volta... não dá pra viver de novo o que já passou ... a vida só “anda para frente”. Vamos subir cada degrau?

1ª degrau: "Oi, tudo bem? Meu nome é..." 

 

Essa é a primeira fase de todo relacionamento, a formação da amizade e do conhecimento prévio. Sem desvalorizar as outras, esta etapa e a seguinte são as mais gostosas e mais saudosas. É o momento de se conhecer, sair para passear, tomar um sorvete ou fazer qualquer outra coisa. É a fase aonde vão surgindo os sentimentos: Primeiro um carinho, depois uma amizade e, então, você começa a perceber o quanto a pessoa faz falta e que você quer vê-la cada vez mais... Daí, então, está na hora de passar para a segunda etapa.  

2º degrau: “Quer namorar comigo?”

Que pergunta boa de ouvir...  Ainda mais quando vem da boca de quem agente gosta! A fase do namoro é ótima e muito saudosa pra quem já passou por ela. É o momento de assumir que está tendo um relacionamento sério com alguém de quem a gente gosta.  Nessa fase os namorados vão se conhecendo mais profundamente e se tornando mais íntimos. Todo FDS tem um programa diferente. Cada aniversário (ou mês) que passam juntos é motivo de uma grande comemoração.  É claro que vão ocorrer alguns desentendimentos e brigas, mas cada reconciliação é uma delícia. A intimidade vai crescendo e junto com ela o amor...  e quando percebem que já não podem mais viver um sem ou outro chega o momento da pergunta mais esperada pela grande maioria das mulheres: “Quer se casar comigo?”

3º degrau: "Estamos noivos..." 

 

Quando o casal fica noivo estão assumindo para toda a sociedade e principalmente para sua família e amigos que o relacionamento está ficando mais sério e que têm intenção de se casar. Geralmente, o noivado é marcado pela troca das alianças (que poderão ser as mesmas usadas no casamento) que nesta fase são usadas na mão direita. O início do noivado marca o início da organização das questões referentes ao casamento: montar o enxoval, decidir entre alugar ou comprar uma casa, organizar a festa e as questões burocráticas para o casamento civil e religioso.  Todos esses afazeres e pressões quem vem com essa responsabilidades podem gerar desentendimentos entre o casal. Que tem que estar ciente de que isso é uma fase, necessária para a construção sólida e estável da vida a dois e fazer de cada conquista um motivo de comemoração. Afinal, a cada etapa cumprida é um sinal da proximidade do grande dia, em que os dois se tornaram um e passaram há compartilhar os dias e a vida.

4º degrau: "Pode beijar a noiva"

 

Chega então o grande dia do casamento! Um conselho: vivam esse dia. Muitas pessoas optam por não realizar uma festa para economizar dinheiro, se for a vontade dos dois: ótimo! Mas se um dos dois tiver o desejo da festa, façam um esforço e realizem, mesmo que seja bem simples. É um dia que ficará marcado para sempre na memória de ambos.  

Depois da festa, vem a lua-de-mel! A hora de se tornarem um e consumarem o casamento. Aproveitem! (Não vou entrar em detalhes aqui vamos falar disso em outro post)

O retorno da lua de mel traz consigo um retorno à realidade, ou a uma nova realidade. Um sonho realizado, agora ambos vivem juntos debaixo do mesmo teto. Assim como as outras fases do relacionamento, o casamento é cheio de momentos maravilhosos, mas também tem momentos de muita dificuldade. As dificuldades no casamento são amenizadas, quando todas as fases anteriores foram vividas com intensidade e integridade. Pois, elas geram um conhecimento um do outro fundamental para sustentar o casamento. 

Suba cada degrau na hora certa. Não pule nenhum degrau, não se precipite. Viva e aproveite intensamente cada fase. E, nunca se esqueça de buscar sempre saber se o seu relacionamento está de acordo com a vontade de Deus. 

"Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea"
 (Gênesis 2:18).

Um comentário:

  1. Gostei bastante do post, não tenho nenhum relacionamento, mas o jeito de escrever e as passagens bíblicas são muito boas.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Opine, critique, discorde e debata, mas, sempre com educação e respeito.