15 fevereiro 2013

8

Traição - 10 dicas para evitar o problema



Esse é um problema mais comum do que se imagina nos casamentos inclusive casamentos cristão. Ninguém está imune a isso. Muitas vezes as pessoas vêem em pessoas próximas  qualidades que faltam em seus cônjuges, o que provoca o inicio do problema. 
"Qualquer ser humano normal, de qualquer idade, com um, dez ou trinta anos de casado, pode vir a se apaixonar por outra pessoa. A pergunta é: Você é maduro o suficiente e está forte espiritualmente para lidar com este sentimento? Uma coisa é ser tentado, outra coisa bem diferente é ceder à tentação"


Encontrei essas dicas no Blog "Salve meu Casamento", achei muito interessantes e decidi postá-las aqui e compartilhar com vocês...

1. TENHA BOM SENSO COM SUAS COMPANHIAS
Evite gastar tempo desnecessário com alguém do sexo oposto. Se um executivo precisa de aulas particulares de inglês, ao invés de contratar uma professora, contrate um homem. Não significa que cada contato com alguém do sexo oposto seja porta para adultério. Significa evitar oportunidades desnecessárias para cair. Companhia contínua cria intimidade. Intimidade com o sexo oposto traz problemas.

2. TOME CUIDADO COM CONFIDÊNCIAS 
A pessoa mais íntima de alguém deve ser seu cônjuge. Segundo a Bíblia, vocês são “uma só carne”, isto é, uma só pessoa. Se há aspectos de seu relacionamento que você não pode compartilhar com o esposo(a) e compartilha com alguém do sexo oposto, a coisa está ruim. As pessoas tendem a se solidarizar com quem sofre, e a proximidade emocional se torna perigosa. Um homem que se queixa de sua esposa para outra mulher, está traçando um caminho perigoso. Isto vale para quem faz e para quem ouve confidências.

3. EVITE MOMENTOS A SÓS
Decida não ter momentos privados com alguém do sexo oposto. Se um(a) colega de trabalho pedir para ter um almoço com você, convide uma terceira pessoa. Se necessário, não se constranja em compartilhar os limites que você e seu cônjuge concordaram ter no seu casamento. É melhor ser visto como rude do que destruir seu casamento.

4. VIGIE SEUS PENSAMENTOS
Cuidado com o que pensa. Se você só se detém nos defeitos de seu cônjuge, qualquer outro homem ou mulher lhe parecerá melhor. Faça uma lista das coisas que inicialmente lhe atraíram em seu cônjuge. Aumente o positivo e diminua o negativo. Evite filmes, conversas, sites e literatura que apologizam o adultério. Lembre de Colossenses 3.2: "Mantenham seus pensamentos em coisas do alto, e não em coisas terrenas."
5. EVITE COMPARAÇÕES Um homem trabalha com uma mulher perfumada, maquiada e bem vestida e em casa encontra a esposa, com criança no colo, cabelo desfeito, banho por tomar. Uma mulher encontra um homem compreensivo com quem pode se abrir, e se sente mais à vontade com ele do que com o esposo. Ignoraram situações e contextos diferentes. A mulher maquiada na empresa é descabelada em casa. Foram iludidos pelo irreal. Lembre da parábola do filho pródigo: o mundo lhe era fascinante, mas terminou num chiqueiro. As aparências iludem, porque o mundo em que vivemos em casa é o real! O mundo de relacionamentos fora de casa, é sempre ilusão.

6.EVITE A SÍNDROME DO RETORNO
É a ideia de que a vida sentimental e sexual caiu na rotina, e agora, a pessoa “renasceu”. Já vi inúmeros casos assim: “Eu renasci”, ou “Eu me senti jovem de novo”. Não banque o adolescente. Você é um adulto com responsabilidades e com uma pessoa com quem partilha a vida. Construa sua vida com seu cônjuge. Se sua vida conjugal se “fossilizou”, há outros caminhos. Revigore-a! Há pessoas que sempre se fossilizam e pulam de relacionamento em relacionamento, procurando o que não produzem. Lembre-se: Temos o que produzimos!
7. PONHA SEU CORAÇÃO NO SEU LAR
A solidez do casamento vem pelo tempo que os cônjuges gastam juntos. Conversas, risos, passeios, programas comuns. Se você não sai com seu cônjuge, marque datas para os próximos meses. Vocês devem ter um ao outro como o melhor companheiro. Mantenham o clima de namoro: querer estar junto com a pessoa. Orem juntos. Dificilmente duas pessoas que oram juntas brigarão entre si. Sejam parceiros espirituais.

8. INVISTA EM SEU CÔNJUGE 
O marido da mulher virtuosa é conhecido quando se levanta em público (Pv 31.23). Uma boa esposa é um bom tesouro (Pv 18.22). De bom tesouro, cuida-se, e evita-se perdê-lo. Marido: mulher bem tratada é um grande investimento. O retorno emocional é garantido. Mulher: marido bem tratado é um grande investimento. O retorno emocional é garantido. 

9. NÃO ESCONDA
Se você se sente atraído por outra pessoa, converse com seu cônjuge, explique os seus sentimentos e orem juntos por isso. Diga a ele(a) que está disposto(a) a seguir todos os passos acima e se distanciar da pessoa em questão. Você não deve ser crucificado(a) por este sentimento, mas sim ter o apoio do seu cônjuge para se livrar dele. Esteja disposto a responder a qualquer tipo de questionamento por parte do marido/esposa, isto faz parte do processo. Acreditem, agindo desta forma, vocês sairão muito mais unidos e maduros da situação. Mas este tópico exige muita maturidade de ambas as partes! Se um dos dois ainda não tem, então é melhor não contar.

10. BUSQUE AJUDA  
Havendo problemas, busque ajuda, primeiro em Deus. Lembre-se de Tiago 1.5: "Se alguém tem falta de sabedoria, busque em Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade, e lhe será concedida". Busque orientação de pessoas mais experientes. Evite que o problema se avolume. Evite conselhos de gente que não tem o que dizer. E evite também a raiz de amargura: "Que nenhuma raiz de amargura cresça e cause perturbação, contaminando a muitos." Hb 12:15. Importante: Busque ajuda e não um juiz a seu favor!

Autoria:  Dani Marques do Blog Salve meu casamento

Livros que podem te ajudar...

 




 Mas o homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói. Provérbios 6:32

"Vocês ouviram o que foi dito: 'Não adulterarás'. Mas eu digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
Mateus 5:27-28

8 comentários:

  1. eu li tudo isso e como gostaria que minha esposa na verdade ex mulher tivesse lido também, antes de fazer a besteira de joga um sonho tão bonito que a gente tinha juntos,hoje faz quase 1 ano que se passou depois que eu descobri tudo o que aconteceu e ainda sim acredito que nos poderiamos estar muito bem juntos ainda mas infelizmente o destino coloca pedras nosso caminho,e com um peso de uma traição é quase impossivel de carrega-lá,e até quando vou me pergunta e pergunta pra Deus,o por que justo comigo que me dediquei tanto ao nosso relacionamento,e quem lê meu comentário pense muito antes de faze isso,pois o sofrimento e grande de mais,a ferida não fecha ....... obrigado precisava desabafa hj estou muito chateado ainda ,realmente fiz tudo por nos e ela acabou com tudo mas essa resposta só Deus é que tem a explicação e se um dia eu acha alguem que eu ame mais do que ela eu posto aqui e eu espero acha uma pessoa muito especila e dessa vez vou faze ainda melhor pra ninca mais precisar passar por isso,realmente é HORRIVEL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo... que bom que pode desabafar! É realmente uma situação muito triste! Sinto muito que tenha passado por isso. É difícil de aceitar quando estamos passando por um momento de tanta dor mas a bíblia nos diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, dá uma olhadinha lá em Rm 8:28. Só no futuro, quando olhamos pra trás e vemos as situações mais difíceis pelas quais passamos que podemos enxergar o que aprendemos e o que tiramos de bom delas. Continue orando... firme e confiante em Deus! Nosso pai jamais nos desampara e tenho certeza tem muita felicidade reservada para você!

      Fique com Deus e volte sempre!

      Excluir
  2. O meu marido confessou que me traíu com uma colega de trabalho, 10 anos mais velha do que eu, gorda e sem qualquer coisa que se possa considerar bonita. Deixou a filha de 5 meses com a mãe e saíu para se encontrar com ela. Descobri mais tarde que trocava mensagens com outra colega de trabalho.Com a primeira em 4 meses trocou 300 sms, com esta 1178 sms e comigo apenas 9 sms em 4 meses...Ao ler este texto revi toda a situação que se está a passar comigo... Isto ainda é recente, ele confessou há 2 meses a traição e diz que foi uma única vez e que se arrepende do que fez. Deixou o trabalho para não ter de estar com ela, mas mesmo assim não estou a conseguir superar a traição. Todos os dias choro e peço a Deus que faça desaparecer esta dor do meu coração. Não entendo depois de tudo o que passámos porque me traíu. Não sei se vou algum dia perdoar... é uma dor indescritível... Já pensei em separar-me mas com a bebé as coisas são mais complicadas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não conseguimos perdoar ninguém, enquanto não mudarmos nosso conceito de que as pessoas são boas e perfeitas ou não prestam e são imperfeitas. Lembre-se todo ser humano tem seu lado bom e ruim,vou apenas citar um exemplo: a mesma pessoa que dirigindo não para para um pedestre ou algum animal na pista é a mesma que quando acontece um acidente, se arrisca pra salvar um desconhecido. Qual lado vc pretende trabalhar da pessoa que te traiu? Não existe pessoas perfeitas, existem pessoas que podem aprender com os erros e crescer como ser humano.
      Cabe a vc perdoar uma traição e ter a pessoa como amiga ou como conjugue, mais não cabe passar uma vida com alguém, tendo um falso perdão, pois duas vidas serão infelizes nesta breve passagem, uma que não perdoa e outra que recebe o apontamento diário do seu erro. Pense nisso nisso, pois a vida passa tão rápido.

      Excluir
  3. gostaria que fizesse mais artigos sobre o assunto, pois adorei a forma como
    você escreve, muito bom mesmo, obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  4. Realmente casamento não é nada fácil e gostaria que meu esposo compreendesse isso, nesse último mês temos brigado muito por conta das minhas desconfianças em relação a ele, todos que o conhecem dizem que ele é uma ótima pessoa inclusive no trabalho, que é bastante sério e que não dá moral para outras mulheres, ele me ajuda em casa e tudo mais, contudo não gosta que eu mexa nem no celular e nem no tablet dele, inclusive ambos possuem senhas as quais não tenho acesso, eu já pedi a ele algumas vezes mas é só falar que ele fica logo chateado, e claro isso têm me gerado desconfiança quanto ao caráter dele, contudo ele me garantiu que nunca traiu minha confiança e quee ama muito. Certa vez por conta disso decidi sair de casa e seguir com a minha vida ele ficou muito triste chorou feito criança, agarrou as minhas pernas e disse que eu não poderia deixa-lo e que ele não poderia inventar algo que não aconteceu só para me dá razão, às acho que ele está certo o problema sou eu o que ele não sabe é que já traí não ele mais um namorado que tive antes de conhece-lo foi um beijo e uns amassos e logo depois do ocorrido terminei com esse namorado que tive me fez muito mal ter feito isso...

    ResponderExcluir
  5. Me marido me traiu só descobrir a traição porque instale um programa de clonar o WhatsApp recomendo a vocês esse programa é muito bom: https://www.syncsoft.com.br/spymaster/clonar-whatsapp.html

    ResponderExcluir
  6. Meu caso é complicado meu esposo esta em adultério saiu de cas afoi morar com a ex dele e disse que me ama que vai voltar já´fazem 2 meses que ele esta lá vejo ele todos os dias e o que mais me afronta e que tenho que cumprir meu papel de esposa espero no SENHOR que ele caia em arrependimento que as escamas caia dos olhos pois é muito doloroso ela também é cristã mas creio eu que está cega tanto quanto ele mas DEUS ESTÁ NO CONROLE DE TUDO CREIO SIM NA RESTAURAÃODO MEU CASAMENTO

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Opine, critique, discorde e debata, mas, sempre com educação e respeito.