17 janeiro 2013

0

Ficar! Certo ou errado?


Com quem já ficou, quem está ficando, ou com quem quer ficar? Quem nunca se deparou com esses assuntos? 

Fiquei imaginado quanto tempo tem o termo "FICAR" e como surgiu. Eu que sou estranho ou alguém também já se fez essas perguntas? Bom, em meio à curiosidade puxei um pouco na história para comentar sobre esse assunto, então vamos ao começo de tudo.

O "ficar” surgiu no Brasil, (tinha que ser no Brasil) no início dos anos 90. E pelo que vimos dos anos 90 para cá as coisas mudaram radicalmente e em uma velocidade muito assustadora. Antes do "ficar" só havia trocas de carícias ou beijos após firmar um relacionamento sério (Namoro ou  casamento).

Continuando na história... A palavra FICAR do latim "figicare" significa estacionar num lugar, não sair dele. Assim, o termo ficar no seu uso atual, representa um relacionamento afetivo bastante popular, breve, passageiro, descompromissado, volátil e imediatista entre os adolescentes.  Traduzindo... é uma pegação, uma loucura, um vuco-vuco do nada, sem qualquer responsabilidade ou compromisso. Acho que se a geração dos anos 90 tivesse a oportunidade de ver o futuro e o patamar que isso tudo chegou eles não teriam inventado o “FICAR”. Estamos em um nível onde as pessoas chegam ao ponto de nem se dar o trabalho de trocar endereços e  telefones.

Será que tem como piorar?

Bem...   acho que sim... muitas pessoas se beijam, trocam carícias e até têm relação sexual, sem nenhuma responsabilidade pós-encontro e muitas vezes não sabem nem os nomes. Em alguns casos ainda tem disputa de quem fica com mais gente durante uma festa ou show e pessoas se gabando por ter ficado com mais gente que outras (tipo "peguei" 10 na mesma noite, e você???)como se isso fosse a melhor coisa do mundo.

A proposta do ficar é levar esta geração a experimentar um pouco do outro de uma forma leviana, ou seja,  ficar apenas por ficar, sem refletir, sem avaliar, ficar com varias pessoas de forma descontrolada e imprudente. Isso pode resultar em traumas, frustrações, decepções e até uma gravidez precoce.

Quero avaliar com vocês o “ficar” de um ponto de vista bíblico
Vamos lá?

Fazendo uma avaliação rápida essa passagem se aplica muito a esse assunto. 1Te 4:3 diz: "Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;" 

A ligação entre esse assunto e essa passagem é simples o “Ficar” fere o principio bíblico de não se prostituir, encaramos a prostituição como uma forma de venda do corpo para fins lucrativos, porem vai muito além disso, a palavras prostituição também é aplicada no contexto de desgaste do corpo, ficar com varias pessoas em uma só noite em um período curto de tempo com o simples objetivo de curtição momentânea também é uma forma de prostituição, ficou chocado(a)?  Se não sabia acabei de ser seu meio de informação.

O ficar também fere princípio bíblico de não sermos iguais ao mundo.  Em Rom 12:2 "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."

Não estou pedindo perfeição galera, mais temos que nós esforçar ao máximo para ser o exemplo e vamos admitir ninguém morre por abandonar a pegação, não ouvi ainda nenhum caso onde uma  pessoa pergunte para outra: E ai ele morreu de que? E a outra responda: é um caso raro e complicado ele resolveu abandonar a pratica de “ficar” e acabou falecendo e pensar que algumas pegações sem compromisso salvaria ele (Rsrs).

A relação de Jesus com a Igreja é de esposo e esposa, a relação de Deus com cada um de nós é de compromisso.

Imagina comigo como seria se um dia eu dissesse: “E aí, Deus?  Tâmo Junto?”, e ele respondesse “Não, necessariamente, Fábio... É que a gente só ta “ficando”...’ A proposta de Deus é mais do que “ficar” a proposta é namorar, A proposta é de casamento! Se é assim que aprendo de Deus, é assim que luto para viver!

Relacionamento com Compromisso!

Na vida sentimental, enquanto cristãos devemos procurar viver de acordo com a Palavra de Deus, ou seja, orar buscando a direção do Senhor para namorar e casar e não permanecer “ficando”. Vamos concordar que ninguém quer casar com alguém que tem um histórico muito grande de ficadas. Ficar é denegrir sua imagem em troca de curtos momentos de euforia e prazer.

Concluo afirmando que a prática do ficar é pecado e que o jovem leitor deverá mudar seu comportamento se quiser agradar a Cristo e subir no dia do arrebatamento da Igreja. Ou você prefere “ficar”?







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Opine, critique, discorde e debata, mas, sempre com educação e respeito.