23 agosto 2013

0

Respeitar a ordem correta dos "fatores" = casamento feliz e saudável

A memorável regra de que "a ordem dos fatores não altera o produto" é muito válida para as contas de multiplicação, mas NÃO para a vida, principalmente para os casamentos. Saber, e respeitar, a ordem correta dos "fatores" em nossa vida, faz um diferença e tanto. Muitos casais tendem a desrespeitar essa ordem [talvez por ignorância, no sentido literal da palavra] e por consequência levar seus casamentos a falência. Colocam o trabalho, as obrigações religiosas, os amigos e muitos outras atividades/pessoas em primeiro lugar nas suas vidas. Mas, o que deveria vir primeiro? Como saber a ordem correta?  Assim como para muitos outros questionamentos, a resposta para este é dada por Jesus Cristo em Mateus 22. 37-40: 
"Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo."
Foto: Getty Images - acessado em mdemulher

1º Lugar: Deus



Deus deve estar sempre em primeiro lugar em nossas vidas e na vida dos casais. " Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o seu entendimento." Quando falo em Deus, não falo em religião, obrigações religiosas, igreja ou coisas do tipo. Falo de seguir e se sujeitar a vontade e a justiça de Deus. Buscar fazer o que é bom, correto e agradável aos olhos Dele. Buscar Nele a resposta e a ajuda para vencer as adversidades e até [e principalmente] os problemas no casamento. 

Deixe que Deus seja Juiz na sua vida e no seu casamento, encontre Nele um mediador para conflitos. Busque resposta Nele. Deixe que Ele seja seu consolador. 


2º Lugar: Seu cônjuge. 


Lembra do que diz no versículo: "E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." Depois de Deus o mandamento é amar ao seu próximo como a ti mesmo. Pense: quem é o seu próximo mais próximo? Sua esposa/Seu marido!

Depois de dar a Deus o devido lugar na sua vida, a prioridade de seu tempo ou a melhor qualidade de seu tempo deve estar voltada para seu cônjuge. Li sobre isso no livro Casamento Blindado e quero compartilhar um parágrafo que resume muito bem este segundo lugar:

Para um casamento funcionar é necessário que ambos, marido e mulher, se importem um com o outro acima de todas as demais pessoas e coisas. Se isso não acontece, não há casamento de fato. Na posição correta do pódio, a esposa sente-se especial por ter sido escolhida acima de todas as outras mulheres. Se colocada para escanteio, será uma mulher amarga e infeliz. Uma mulher infeliz faz um lar infeliz e, convenhamos, não é isso que você deseja. O marido colocado no lugar correto sente-se respeitado por sua responsabilidade de cuidar de sua esposa como se fosse seu próprio corpo.  Casamento Blindado - Capítulo 14. 



3º Lugar: Os outros


Preenchidas corretamente a primeira e segunda posição em sua vida, preencha a terceira com as demais pessoas e coisas. Utilize a ordem que preferir e inclua aqui: trabalho, amigos, parentes (mãe, irmão, tios avós etc...). Se organize como quiser! Mas não esqueça de ocupar corretamente o primeiro e o segundo lugar do "pódio da vida".  


Concluindo


A ordem destes fatores valem para os casamentos. A ordem das coisas para quem ainda está namorando ou noivo é um pouco diferente. O primeiro lugar é sempre preenchido por Deus, mas o segundo ainda é de sua família. Veja o versículo: 

Portanto deixará o homem a seu pai e sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. (Gênesis 2:24)

O companheiro como segundo lugar vem somente após o casamento, quando marido e mulher se unem e formam uma nova família, "promovendo" pai, mãe e irmãos ao "cargo" de parentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Opine, critique, discorde e debata, mas, sempre com educação e respeito.